Frente da bateria da escola será ocupada por 4 musas. 'Hoje em dia os cargos de bateria são vendidos e nosso presidente quis valorizar as meninas da comunidade', diz Karoline Morais.
As 4 musas que compõe a corte da bateria da escola de samba Águia de Ouro pararam o trânsito na Avenida Paulista, em São Paulo, para posar para o ensaio do G1 " As escolas e seus enredos" usando biquíni em uma noite atípica de verão com frio de 19 ºC.
Apesar das baixas temperaturas, as musas mantiveram o bom humor durante as fotos e lidaram com o assédio, que foi de buzina de carros e bicicletas a muitos pedidos de selfies e elogios.
"Falaram que a gente parou o trânsito porque fez um pouquinho de aglomeração. Foi uma experiência maravilhosa! Imaginei de tudo nessa Paulista, menos tirar foto de biquíni aqui", diz Domênica Anastácio, de 22 anos, que é orientadora socioeducativa em uma ONG.
"A gente ouve muitos comentários desagradáveis (por ser do samba), mas eu procuro mostrar o outro lado do carnaval para meus alunos, de que não é só nudez, mas que é história e cultura".
Este ano, a Águia de Ouro terá um enredo de contestação política. O tema escolhido é “Brasil, eu quero falar de você! Que país é esse!”. No enredo, a escola diz que a exploração das riquezas do nosso país é causada pela ganância. Além disso, fala dos problemas de corrupção e clama pelo fim dos roubos à nação.
As fotos foram feitas no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), principal ponto de concentração das manifestações na cidade. Já a entrevista em vídeo foi feita no Bar Riviera, na esquina da Rua Consolação com a Avenida Paulista. O espaço servia como ponto de encontro de estudantes e artistas na época da ditadura.
A corte da escola é formada por uma loira, uma morena, uma mulata e uma negra com o objetivo de "representar bem o Brasil e a comunidade", segundo as próprias. Elas foram "testadas" pelo presidente Sidney Carriolo durante os ensaios.
O sonho é de todas e a disputa pelo cargo é grande. "Meu sonho era ser rainha, mas da minha escola, não de qualquer escola", diz Karoline Morais. "Hoje em dia os cargos de bateria são vendidos e nosso presidente quis valorizar as meninas da comunidade dando a oportunidade de vir à frente da frente da bateria, achei incrível", completa Karol.
A Águia de Ouro vai abrir a segunda noite de desfiles no sambódromo do Anhembi, no sábado, 2 de março.
A corte da bateria
Marina Franco |
Marina Franco, 30 anos, é coordenadora de projetos educacionais em um Centro de Educação Unificado (CEU), professora de educação física e dança de salão. Na Águia há 6 anos, já foi passista, integrante da comissão de frente e destaque de chão.
"O Águia é predominantemente de brancos, então as passistas brancas e os demais da escola dizem que eu os represento. É uma escola sem preconceitos. Foi um convite inesperado e é uma grande honra", diz ela.
A morena Vanessa Alves, 36, é coordenadora de uma UBS em Indaiatuba, a 100 km da capital. "Tenho 48 funcionários que atendem 49 mil pessoas da área de abrangência", conta ela, que também será destaque da Paraíso de Tuiuti, no Rio, e foi eleita pelo "Caldeirão do Huck" a musa do carnaval de São Paulo na última edição do concurso, em 2017.
"Os pacientes me reconhecem, pedem para tirar fotos, me divirto! Eu amo meu trabalho, mas o carnaval é minha vida. Eu vou envelhecer e vou para a harmonia, empurrando carro se precisar, mas não me vejo fora disso", diz ela.
Karoline Morais, 28 anos, tem um currículo extenso na TV. Ela é bailarina do Ratinho, no SBT, participa do quadro Ding Dong, do "Domingão do Faustão", na TV Globo e assistente de palco de Daniela Albuquerque, na Rede TV!. Além disso, foi eleita Miss Brasil Glam World 2019 e em setembro embarca para a Índia para representar o Brasil.
Na Águia de Ouro há 5 anos, Karol já foi musa da escola e musa dos compositores. Desfilar na frente da bateria, no entanto, tem um gostinho especial. "Quando você está na frente da bateria é uma energia única, não tem nada igual."
Todos os anos a Águia de Ouro faz a abertura do carnaval de Asakusa, no Japão. Foi assim que Karol entrou para a escola. "Uma amiga que sempre viaja com eles não pôde ir e me indicou no lugar. Foi uma experiência incrível, amor à primeira vista. Senti e soube que tinha encontrado meu lugar. Temos várias paixões, mas amor é um só e o Águia é o amor da minha vida", diz Karol.
Domenica Anastacio, |
Por fim, Domenica Anastacio, 22 anos, é orientadora socioeducativa em uma unidade da ONG Instituto Rogacionista Santo Aníbal, na Vila Leopoldina que atende crianças de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social. Ela é estudante de serviço social e frequenta a Águia de Ouro há 9 anos.
"Eu moro na Água Branca, atrás da Águia. Aos 13 minha tia me levou e nunca mais deixei de ir. Já desfilei em comissão de frente, como alegoria no carro, e depois destaque de chão. Como musa da escola na frente da bateria então é incrível", conta ela, que diz ainda estar se acostumando.
"No começo eu ficava um pouco acanhada porque antes não tinha tanta visibilidade, na frente bateria as pessoas te olham o tempo todo, querem tirar foto com você. Cada ensaio é uma emoção diferente".
Créditos:
Looks
Marina: Espaço Luz Atelier
Vanessa: Adriano Mouran
Karol: Isac Rodrigues (in memorian) e Kell Mendes (vestidos)
Domenica: Neno Rodrigues e Maura Cristina e vestido Adriano Mouran
Beleza
Marina: Amanda Rodrigues
Vanessa: ela mesma
Karol: Lais de Paula
Domenica: ela mesma
Nenhum comentário:
Postar um comentário